terça-feira, 25 de agosto de 2009

A onda

Regressadinha de férias fui logo à livraria mais próxima pôr a escrita (que é como quem diz as compras) em dia... E não é que as nossas prateleiras estão carregadinhas de novidades. Hoje recomendo a "Onda"! Porque estamos no Verão e a "onda" é de calor... Um livro da autora Suzy Lee, que chega até nós pela Gatafunho.

De uma simplicidade extrema Suzy Lee criou este belíssimo livro em que as imagens puxam pelas palavras e o texto vai surgindo espontaneamente no leitor. Um livro já muito premiado lá fora pelas suas fantásticas ilustrações.


"Na história, uma menina encontra o mar (talvez pela primeira vez ou talvez não). O que esta experiência guarda de tão especial? Para a autora, a sul-coreana Suzy Lee, a descoberta do «prazer universal» de se divertir à beira-mar suscita uma série de sensações, recriadas em imagens. Suzy Lee trabalha delicadamente um azul intenso, capaz de dar fluência à leitura deste livro sem palavras em que até mesmo a divisão das páginas serve de recurso para conduzir a narrativa." in Gatafunho


8 comentários:

  1. Dedicámo-nos a ler uma a uma das suas belas ilustrações mesmo antes das férias de praia, onde à beira mar com muita risota dissemos várias vezes - Didi olha a Onda ;) Na verdade, todos fomos parecendo um pouco como esta menina, primeiro ao desafiá-la e depois desorientados quando a onda nos derrubava. Este azul e branco é de uma frescura maravilhosa.
    Adoro livros que “puxam pelas palavras” e fiquei pelo beicinho por este ainda na FL no stand da Gatafunho, na altura estava para sair e, de facto, só foi lançado uns dias depois do evento. Foi também um dos livros entre os 11, que ganhou o prémio de “melhor ilustração infantil 2008”, pelo The New York Times.

    Enfim, uma escolha de primeira, obrigada Marta. Ao ler o post pensei ainda se será mesmo um “prazer universal”, o da experiência junto às ondas da beira mar?! Como se sentiria um Tuareg, o Homem-Azul do deserto do Sahara? Fresco?

    Até 2ªF :-)

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta,

    A sugestão não poderia ser melhor.
    Todas as vezes que eu e a Rafa "lê-mos" este livro, a historia muda ... muda tantas vezes quanto o nosso estado de espirito na altura.
    Devo dizer que não sou fã deste genero de livros ... que me desculpem! Mas este quando o folheei pela 1ª vez na livraria quase que me vieram as lagrimas aos olhos ... senti-me a chapinhar tal como quando era criança.

    Optima escolha!!!!
    Jocas Grandes

    ResponderEliminar
  3. Já tive o prazer de o folhear e é delicioso. Comovente mesmo.
    Tenho que o comprar para podermos "inventar" histórias cá em casa com o mar como cenário.
    Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  4. Uma doce maravilha!
    Um livro que com uma enorme simplicidade nos consegue fazer pensar sobre o medo que temos do desconhecido...
    Primeiro o medo de conhecer e de desafiar a onda, depois o prazer e a alegria de a conseguir descobrir.
    Não deixem de mergulhar nesta ONDA.

    ResponderEliminar
  5. Venho comentar pela segunda vez. Comprámos o livro, porque o Pai Rui não resistiu às imagens (afinal os livros infantis servem todas as idades). Levámos o livro para casa e o Tiago inventou uma história fantástica.
    Foi mesmo fantástico vê-lo a inventar a história e a descrever as imagens. Nos próximos tempos vai ser o meu livro de eleição para oferecer.

    ResponderEliminar
  6. EU TENHOOOOOOOOOOOOO!!!!! EU TENHOOOOOOOOOO!!!! EU TENHOOOOOOOOOOOO!!!!! Ofereci-o aos meus meninos... e vê-los contar e recontar esta história é delicioso.... Gravei e Fotogrei ... um dia ainda ponho um post sobre esta onda que virou MARÉ!!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Marta,
    Sou apaixonada por Ondas. Como para alguns de seus seguidores, lágrimas também escorreram dos meus olhos quando folhiei este livro. Ele me tocou tão profundamente que escrevi o conto Presentes do Mar que está no meu blog www.educacaoaoarlivre.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  8. Sou Edilson Alcântara - João Pessoa-PB ... Considero esse livro o mais maravilhoso, o mais belos de todos que já vi, simples ao extremo, e por isso tão perplexo nos detalhes... ainda não comprei, mas vou ter que comprar. Alem dos Parabéns, deixo o meu obrigado a Artista que o criou!

    ResponderEliminar